Blog de Biologia

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Recifes de coral em Pernambuco: Por que estão sumindo?



Corais são animais cnidários da classe Anthozoa, que segregam um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica, ao contrário das anêmonas-do-mar, que pertencem à mesma classe. Os indivídos adultos são pólipos individuais ou coloniais e encontram-se em todos os oceanos.
Os corais podem constituir colônias coloridas e podem formar recifes de grandes dimensões que albergam um ecossistema com uma grande biodiversidade e produtividade.

O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa da Queensland, Austrália, que é considerado o maior indivíduo vivo da Terra. A maioria das espécies de coral que constroem recifes desenvolve-se em águas tropicais e subtropicais, mas podem encontrar-se pequenas colônias de corais até em águas frias, como na Noruega.

Muitas vidas são abrigadas nestes seres que realizam um papel de berçário de espécies.

Um Recife de coral, sob o ponto de vista geomorfólogico, é uma estrutura rochosa, rígida, resistente á ação das ondas e correntes marinha, e constituídas por organismos marinhos portadores de esqueleto calcário. No entanto os recifes de corais estão seriamente ameaçados. Estima-se que 27% dos recifes de corais no litoral de Pernambuco já foram degradados de forma irreversível. No ritmo atuais previsões indicam uma perda semelhante ocorrerá nos próximos 30 anos. A ameaça à biodiversidade marinha, ocorre principalmente quando este ecossistema esta sendo apontado como o primeiro e maior ecossistema a sofrer impactos significantes, provocados principalmente por mudanças climáticas. O fenômeno de branqueamento dos corais merece indiscutível atenção, tem como causador o aquecimento global, provocado por um aumento da temperatura da água e aumento da fotossíntese e liberação de toxinas, causando a morte e consequentemente um desequilíbrio nesse ecossistema. A proposta de progresso trouxe para Pernambuco precisamente no litoral Sul, o Porto de Suape, Agregado a esta engenhoca do homem veio talvez um dos maiores crimes ambientais já visto no nosso estado. Com grandes proporções, houve visivelmente desequilíbrio ambiental com a destruição e aterro de manguezais e dinamitação de uma população de recifes de corais.


Os oceanos absorvem grandes quantidades de CO2 emitido pela queima de combustíveis fósseis. Mas cientistas dizem que os mares estão ficando mais ácidos, à medida que absorvem mais carbono, o que prejudica o processo de calcificação usado por criaturas marinhas para criar conchas e os recifes de coral. (Fonte:Reuters/Estadão )



O FENÔMENO DO "BRANQUEAMENTO DOS CORAIS".



a) Variações bruscas de temperatura (anormalmente baixas e altas);
b) turbidez (níveis baixos de radiação solar o que proporciona a morte de algas simbiontes que dão as cores
c) altos níveis de radiação UV
d) poluição
O impacto humano no meio ambiente pode amplificar o branqueamento de corais pelo:
1) aumento da temperatura devido ao efeito estufa2) aumento do nível do mar associado ao aumento de temperatura
3) alterações nos padrões normais do clima e variações em eventos climáticos extremos - precipitação, nuvens e ventos
4) mudanças na química da água do mar devido altas concentrações de CO2  .



As concentrações de CO2 de queima de cobustíveis fósseis difundem uma grande taxa deste gás deixando o pH da água alterado ( mais ácido).


IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA


Se alguém está se perguntando “mas qual a importância disto?”, saibam que, basicamente, os corais formam um ambiente onde diversas espécies de peixes se alimentam e se reproduzem. não é difícil imaginar a partir daí o estrago causado pelo efeito dominó sobre a cadeia alimentar marinha e meio-ambiente.





O QUE GERA O BRANQUEMENTO?

Um comentário:

  1. Caro professor,venho dizer que curti muito o espaço que manténs aqui. Continua postando sobre essa ciência tão empolgante que é a Biologia. Se tudo der certo pra mim, vou me formar em Biologia Marinha e com toda certeza o conteúdo deste blog vai ser de uma contribuição valiosíssima durante meu aprendizado.

    ResponderExcluir