Blog de Biologia

terça-feira, 12 de julho de 2011

QUESTÕES DO ENEM

1) . (ENEM) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável
 para a diminuição dos gases causadores     do      aquecimento global?

a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.

2) (ENEM) A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retirada no solo.
A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a)

a) aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida.

b) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água.

c) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que água não seja absorvida.

d) aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la.

e) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la. 


3) A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra em regiões de clima árido e semi-árido.Esse problema pode ser provocado por vários fatores, exceto:

a) Aquecimento global
b) Pecuária de grande porte
c) Reflorestamento
d) Ação antrópica
e) Má utilização do solo



OK PESSOAL,MAIS QUESTÕES ESTILO ENEM E LEMBREM DE LER O MATERIAL DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE SOBRE EUTROFICAÇÃO (EUTROFIZAÇÃO).

GABARITOS DENTRO DE ALGUNS DIAS,TENTEM,ABRAÇÃO E BONS ESTUDOS!!!




                                     



2 comentários:

  1. oi, eu respondi: 1- e; 2- a; e 3- c

    Na 3ª questão, é a mesma coisa de energia eólica né?

    êxito, manhã.

    ResponderExcluir
  2. Olá winny seu gabarito está correto. A energia eólica é a energia originada dos ventos tratada na questão 1. Muito bem...até quinta.

    GABARITO: 1- e; 2- a; e 3- c

    ResponderExcluir