Blog de Biologia

terça-feira, 12 de julho de 2011

LAMARCK E DARWIN

Evolução Biológica
Processo pelo qual os seres vivos se diversificaram ao longo do tempo, dando origem às espécies atuais ou já extintas em nosso planeta.
Este processo é uma conseqüência da adaptação de um animal ou vegetal ao ambiente em que vivem. Devemos entender adaptaçãocomo uma seleção de características acumuladas ao longo do tempo numa certa população.
Exemplos de adaptação dos seres vivos:
- Bico do beija-flor e sua capacidade de manter-se estacionado durante o vôo.
- Dentes dos cavalos com crescimento contínuo.
- Plantas de clima seco com espinhos e caules suculentos, etc. Cada espécie animal ou vegetal está adaptada ao meio em que vive. Ao mesmo tempo que existe a adaptação das espécies aos vários ambientes, também notamos a grande variabilidade entre elas.
A respeito da variabilidade existem duas linhas de pensamento a serem consideradas:

A - Idéia Fixista
Admitia que os seres vivos foram criados por Deus e que as espécies não se alteraram ao longo do tempo.
Um dos adeptos desta idéia foi Lineu, naturalista sueco que viveu de 1707 a 1778.

B - Idéia Transformista
Admitia que as espécies se modificavam ao longo do tempo, em resposta a diferentes pressões do meio. Foram adeptos destas idéias:
Lamarck: naturalista francês que viveu de 1744 a 1829 e Darwin: naturalista inglês que viveu de 1809 a 1882.

Hipótese Evolucionista de Lamarck - Lamarckismo

Foi um dos primeiros cientistas que apoiou a idéia transformista. Lamarck dizia que as espécies sofriam alterações no decorrer do tempo, com o objetivo de melhorar seu modo de vida a novos ambientes.
Admitia que:
a) A utilização de certos órgãos tende a hipertrofiá-los e a não-utilização tende a fazê-los regredir.
Este enunciado ficou conhecido como "Lei do uso e desuso";
b) Características adquiridas pelos indivíduos ao longo de suas vidas, podiam ser transmitidas aos descendentes.
Este enunciado ficou conhecido como "Lei da transmissão dos caracteres adquiridos".
Alguns exemplos citados por Lamarck para reforçar suas idéias:
1) As aves aquáticas teriam se tornado pernaltas devido ao esforço para esticar as pernas para andar na água, sem molhar as penas.
2) Os ancestrais das cobras teriam tido pernas, que num dado momento passaram a atrapalhar o deslocamento do animal por lugares apertados. Com o desuso as pernas desapareceram e o corpo das cobras passou a não ter apêndices.
3) As girafas, vivendo em uma área de solo seco e quase sem capim, teriam como alimento folhas de árvores de grande porte e de tanto esticarem o pescoço para pegar as folhas, este cresceria e esta característica seria transmitida aos descendentes.

Algumas Experiências que Mostram erros nas Idéias de Lamarck:
a) Um biólogo alemão chamado Weissman, durante várias gerações de casais de ratos, cortava suas caudas e os colocava juntos para reproduzirem-se e observar seus descendentes. Verificou que os descendentes sempre nasciam com cauda.
b) O ritual da circuncisão é realizado entre os judeus para retirada do prepúcio, mostrando que a característica anatômica não se alterou ao longo do tempo.

Teoria da Evolução de Darwin - Darwinismo

Charles Darwin nasceu em 1809 e em 1831, como naturalista, embarcou no navio Beagle a serviço da Inglaterra, numa viagem de mapeamento e pesquisas ao redor do mundo que durou 5 anos. Nas várias paradas que foram realizadas Darwin fazia o levantamento da flora e da fauna do local e também coletava espécies para seus estudos. Uma de suas paradas foi num conjunto de ilhas do oceano Pacífico chamadas Galápagos, devido à presença de um grande número de tartarugas gigantes. Verificou que cada ilha apresentava uma fauna característica, principalmente em relação a pássaros, tartarugas e lagartos.
Os pássaros eram bastante semelhantes entre si, porém com formas de bicos diferentes. Observou que a forma de bico, em cada ilha, dependia do tipo de alimento disponível e que o ambiente teria exercido pressões, alterando as populações isoladas nas ilhas.
Nas ilhas com alimento de material mole, como frutos e brotos vegetais, predominavam pássaros com bicos pequenos e delicados; e nas ilhas que tinham sementes como alimento disponível, predominavam pássaros com bicos grandes e maciços.
Darwin conseguiu apresentar um mecanismo coerente para explicar a modificação das espécies, que chamou de seleção natural.
Pensou em seleção natural pela primeira vez em 1838, depois de ler um ensaio sobre o princípio da população de Malthus, que de modo geral dizia que a produção de alimentos acontece numa proporção aritmética e as populações crescem numa proporção geométrica.
Darwin propõe que:
- Ocorre uma grande mortalidade nas populações naturais, por exemplo, se todos girinos, ratos e baratas sobrevivessem em todas proles das várias gerações, o mundo estaria recoberto por estes organismos.
Com a morte de um grande número destes indivíduos as populações mantêm-se constantes. Sempre existiram indivíduos mais aptos a sobreviver que outros.
Se o ambiente permanecer constante, as espécies também permanecem. Se o ambiente mudar, o tipo que era adaptado pode deixar de sê-lo e pode ser que novos indivíduos da população passem a ser melhor adaptados ao novo ambiente. Em próximas gerações serão a maioria e a espécie terá se modificado. Se a modificação do ambiente for tal que nenhum indivíduo sobreviva, a espécie entrará em extinção.
Darwin observou a variabilidade de características entre os organismos.
Em relação ao exemplo do tamanho do pescoço das girafas, Darwin propôs que as girafas de pescoço longo apresentavam maior chance de sobrevivência e de deixar descendestes em relação às de pescoço curto. Após várias gerações existirão variações no tamanho do pescoço , mas com o tamanho médio do pescoço maior que o dos ancestrais.
O ambiente atua de diferentes formas sobre os organismos (salinidade, pH, temperatura, umidade, doenças, parasitismo, predação). Esta atuação do ambiente é a seleção natural.
Aqueles organismos que apresentam características que permitem melhor adaptação ao ambiente, possuem maiores chances de chegar à fase adulta e deixar descendentes. qualquer variação que aumenta a adaptação do organismo ao ambiente tende a ser preservada, enquanto as que diminuem a adaptabilidade dos organismos tendem a ser eliminadas.

Seleção Artificial

É a seleção realizada pelo homem, que dá chances de sobrevivência a tipos que seriam eliminados pela seleção natural.
Pode-se escolher entre grupos de indivíduos aqueles que apresentam certas características e colocá-los para reproduzirem-se.
Dificilmente encontram-se espécies domésticas semelhantes dos indivíduos no ambiente selvagem como acontece com: cachorros, galinhas, porcos, cavalos e pombos.


Lamarckismo

Admite que as mudanças dos caracteres em uma espécie são determinadas pelo esforço próprio do indivíduo em resposta a pressões do embiente, sendo passadas à prole, constituindo o principal fator evolutivo.








a) Lei do uso e desuso ( se usar uma determinada parte do corpo há uma hipertrofia se não há uma atrofia)

b) Lei da herança dos caracteres adquiridos ( as características adquiridas são passadas as gerações seguintes)



Darwinismo
Admite que as variações dos caracteres em uma espécie é conseqüência da seleção das formas mais aptas à sobrevivência (seleção natural).







Observe que em A,inicialmente as girafas têm pescoço curto e de "tanto usarem" desenvolveram pescoço longo  e  herdaram para seus descendentes (Lamarckismo).Na imagem B,nota-se que as girafas mais adaptadas a sobreviver são as de pescoço longo ,logo,as de pescoço curto não competem igualmente e morrem havendo assim a escolha da natureza pela espécie mais adaptada (Darwinismo/seleção natural).








Nenhum comentário:

Postar um comentário