Blog de Biologia

terça-feira, 26 de julho de 2011

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE PARASITAS MONÓXENOS E HETERÓXENOS?

Esquistossomose ou barriga d'água= HETERÓXENO,tem mais de um hospedeiro.



O parasitismo é uma relação desarmônica na qual pode ser INTERESPECÍFICA ( entre espécies diferentes) ou INTRAESPECÍFICA (entre indivíduos da mesma 
espécie ). 






Dentro deste tema podemos classificar os parasitas em : 


MONÓXENOS;


HETERÓXENOS.


Monóxenos ou monogenéticos são os parasitas que realizam o seu cicio evolutivo em um único hospedeiro. 
Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúrio). 

Heteróxenos ou digenéticos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros. São exemplos o esquistossomo e o tripanossoma.









Carrapato=MONÓXENO,apenas um hospedeiro

Lombriga=MONÓXENO 
Solitária=HETERÓXENO



quarta-feira, 20 de julho de 2011

( O.G.M) ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS E TRANSGÊNICOS

Entende-se por organismo geneticamente modificado (OGM) todo o organismo cujo seu material genético foi manipulado de modo a favorecer alguma característica desejada.

Normalmente quando se fala em Organismos geneticamente modificados refere-se aos organismos transgénicos, mas estes não são exactamente a mesma coisa. Um transgénico é um organismo geneticamente modificado, mas um organismo geneticamente modificado não é obrigatoriamente um transgénico.


Um OGM é um organismos cujo material genético foi manipulado e um transgénico é um organismo que possui um ou mais genes (uma porção de DNA que codifica uma ou mais proteínas) de outro organismo no seu material genético, ou seja, uma bactéria, por exemplo, pode ser modificada geneticamente para expressar mais vezes uma proteína, mas não é um transgénico, já que não recebeu nenhum gene de outro ser vivo.
Em síntese, um organismo geneticamente modificado só é considerado um transgénico se for introduzido no seu material genético parte de material genético de outro ser. 




Vantagens dos OGM

Tolerância a Herbicidas – Aumento da Produtividade

As plantas podem ser modificadas de modo a terem no seu DNA um gene que lhe confira resistência a produtos químicos como os pesticidas e os insecticidas. Com isto o agricultor vão puder usar as quantidades de químicos desejadas para acabar com as pragas e assim obter um maior aumento de produto no final de cada época.


Tolerância a Insectos – Redução dos Químicos Usados

As culturas transgénicas podem ser munidas de genes que lhes confiram resistência ás suas pragas naturais, produzindo toxinas que matam essas pragas. Com isto, é desnecessário o uso de químicos como os pesticidas na agricultura, uma vez que a própria planta se “protege sozinha”, contribuindo assim para reduzir a polição ambiental.

Redução do Uso de Fertilizantes

Alguns frutos e nozes são munidos de genes capazes de os fazer aumentar o seu tamanho naturalmente sem precisarem de ser utilizados fertilizantes e outros químicos nas culturas para os tornarem maiores e mais apetecíveis.

Melhoria da Qualidade dos Alimentos

A tecnologia usada nos transgénicos permitem-nos melhorar e corrigir os mais variados alimentos de modo a produzirmos novos alimentos com as características desejadas. Podem ser obtido alimentos com maior teor em certos nutrientes, alimentos com vitaminas que naturalmente não conseguiriam produzir, reduzir a síntese de algumas proteínas para que os alimentos durem mais tempo, entre outros.


Produção de Compostos com Interesse Econômico

A inovação da biotecnologia a este nível é tal forma grandiosa, que é possível produzir variadíssimos tipos organismos que nos possibilitem uma vida mais fácil. É possível criar vacinas comestíveis, modificar o material genético das vacas para produzirem mais leite, criar peixes coloridos para comercializar como peças de decoração, assim como muitas outras coisas que falamos mais à frente. Tudo isto contribui para um largo interesse económico à escala mundial, e quem tiver mais “imaginação” sai a ganhar.

Clonagem

Através da técnica de DNA recombinante é possível introduzir nas bactérias genes com determinadas funções (genes de interesse). As bactérias ao reproduzirem-se formam descendentes exactamente iguais entre si, como se fosse um clone, assim fazem copias desse gene, sendo este processo chamado de Clonagem.

Produção de Medicamentos
Tal como na clonagem, através de técnicas de DNA recombinante é possível fazer com que as bactérias passem a produzir determinadas substâncias através da inserção de genes de interesse benéficas para a saúde, e assim produzir medicamentos com base nessas substâncias produzidas.

Acabar com a Fome Mundial
Os transgénicos ao permitirem um maior aproveitamento de culturas e principalmente a concepção de alimentos mais ricos em nutrientes e vitaminas, são vistos como uma esperança para os países de terceiro mundo.




TRANSGÊNICOS 




A parte dos organismos geneticamente modificados mais conhecida é os transgénicos. Desde que surgiram, os transgénicos tem sido alvo de grande polémica e debate, por um lado são apresentados como solução para a fome no mundo, alterações climáticas, doenças e subnutrição… por outro lado, defende-se que esta realidade pode ser bem diferente e ter consequências graves para a saúde, sendo proibido em vários países.

A produção dos alimentos e plantas transgénicas é baseado na técnica de DNA recombinante, ou seja, utiliza-se um vector que transporte um gene de interesse de um organismo para dentro das células de outro, e assim consegue-se produzir um organismo que fique com as características daquele gene transferido, sendo assim somos capazes de produzir alimentos e plantas com as características desejadas.


As principais e mais importantes culturas transgênicas existentes no mundo encontram-se abaixo indicadas.
A soja é provavelmente o alimento transgênico que existe em maiores quantidades pelo mundo (como o trigo). Existem vários tipos de soja transgénica, dependendo do gene que se insere nesta, mas a mais conhecida e plantada é aquela que recebeu um gene que lhe confere resistência a herbicidas. Esse gene é transferido de uma bactéria existente no solo chamada de Agrobacterium tumefaciens.

O milho geneticamente modificado, é também conhecido por milho BT, pois o gene inserido na planta provém de uma bactéria chamada “bacillus thuringiensis”. Esta bactéria produz uma espécie de “veneno” que mata os insetos após estes se alimentarem do milho. Esta técnica permite que deixe de haver destruição dos campos por parte dos insetos, e assim deixa de ser necessário percorrer os campos com um pulverizador tóxico.

O algodão é também um produto transgênico comercializado, em que as enzimas introduzidas, (tais como a CrylA da bactéria Bacillus thuringiensis, e a Nitrilase da bactéria Klebsiella pneumonize) oferecem uma maior resistência contra larvas e contra herbicidas. O objetivo desta produção é reduzir as perdas de algodão devido a ataques de insetos, e redução na utilização de herbicidas.

A colza é outro transgênico dos mais conhecidos, e é uma planta de onde é extraído o azeite de colza, que é utilizado na produção de biodiesel. O gene inserido na colza adiciona a capacidade de resistência a vários tipos de pesticidas. O gene é retirado de uma bactéria que possui resistência a vários produtos tóxicos, nomeadamente da Bacillus amyloliquefaciens. Assim quando a plantação for pulverizada ocorre a destruição da maior parte de pestes e não há modificação na colza.

Um dos transgênicos mais falados é o arroz dourado, que possui dois genes retirados de narcisos (plantas de inverno) e um gene retirado de uma bactéria, estes codificam uma substancia chamada beta-caroteno, que é precursor da vitamina A. Assim o arroz é fortalecido com vitamina A, sendo considerado como uma vantagem específica para os países subdesenvolvidos, que tem uma fraca em alimentação e carenciada de vitaminas como esta.


quarta-feira, 13 de julho de 2011

O que é mimetismo,camuflagem e aposematismo?

  • Mimetismo
Mimetismo é uma forma de adaptação revelada por muitas espécies que se assemelham bastante a outras, disso obtendo algumas vantagens.
A cobra falsa-coral é confundida com a coral-verdadeira, muito temida, e, graças a isso, não é importunada pela maioria das outras espécies. Há mariposas que se assemelham a vespas, e mariposas cujo colorido lembra a feição de uma coruja com olhos grandes e brilhantes.




  • Camuflagem
Camuflagem é uma forma de adaptação morfológica pela qual uma espécie procura confundir suas vítimas ou seus agressores revelando cor(es) e/ou forma(s) semelhante(s) a coisas do ambiente. O padrão de cor dos gatos silvestres, como o gato maracajá e a onça, é harmônico com seu ambiente, com manchas camufIando o sombreado do fundo da floresta. O mesmo se passa com lagartos (por exemplo, camaleão), que varia da cor verde das folhas à cor marrom do substrato onde ficam. Os animais polares costumam ser brancos, confundindo-se com o gelo. O louva-a-deus, que é um poderoso predador, se assemelha a folhas ou galhos.





  • Aposematismo
Aposematismo é o mesmo que coloração de advertência. Trata-se de uma forma de adaptação pela qual uma espécie revela cores vivas e marcantes para advertir seus possíveis predadores, que já a reconhecem pelo gosto desagradável ou pelos venenos que possui.
Muitas borboletas exibem os chamados anéis miméticos, com cores de alerta, que desestimulam o ataque dos predadores.
Uma espécie de coloração de advertência bem conspícua é Dendrobates Ieucomelas, da Amazônia, um pequeno sapo colorido com listras pretas e amarelas e venenoso.




terça-feira, 12 de julho de 2011

LAMARCK E DARWIN

Evolução Biológica
Processo pelo qual os seres vivos se diversificaram ao longo do tempo, dando origem às espécies atuais ou já extintas em nosso planeta.
Este processo é uma conseqüência da adaptação de um animal ou vegetal ao ambiente em que vivem. Devemos entender adaptaçãocomo uma seleção de características acumuladas ao longo do tempo numa certa população.
Exemplos de adaptação dos seres vivos:
- Bico do beija-flor e sua capacidade de manter-se estacionado durante o vôo.
- Dentes dos cavalos com crescimento contínuo.
- Plantas de clima seco com espinhos e caules suculentos, etc. Cada espécie animal ou vegetal está adaptada ao meio em que vive. Ao mesmo tempo que existe a adaptação das espécies aos vários ambientes, também notamos a grande variabilidade entre elas.
A respeito da variabilidade existem duas linhas de pensamento a serem consideradas:

A - Idéia Fixista
Admitia que os seres vivos foram criados por Deus e que as espécies não se alteraram ao longo do tempo.
Um dos adeptos desta idéia foi Lineu, naturalista sueco que viveu de 1707 a 1778.

B - Idéia Transformista
Admitia que as espécies se modificavam ao longo do tempo, em resposta a diferentes pressões do meio. Foram adeptos destas idéias:
Lamarck: naturalista francês que viveu de 1744 a 1829 e Darwin: naturalista inglês que viveu de 1809 a 1882.

Hipótese Evolucionista de Lamarck - Lamarckismo

Foi um dos primeiros cientistas que apoiou a idéia transformista. Lamarck dizia que as espécies sofriam alterações no decorrer do tempo, com o objetivo de melhorar seu modo de vida a novos ambientes.
Admitia que:
a) A utilização de certos órgãos tende a hipertrofiá-los e a não-utilização tende a fazê-los regredir.
Este enunciado ficou conhecido como "Lei do uso e desuso";
b) Características adquiridas pelos indivíduos ao longo de suas vidas, podiam ser transmitidas aos descendentes.
Este enunciado ficou conhecido como "Lei da transmissão dos caracteres adquiridos".
Alguns exemplos citados por Lamarck para reforçar suas idéias:
1) As aves aquáticas teriam se tornado pernaltas devido ao esforço para esticar as pernas para andar na água, sem molhar as penas.
2) Os ancestrais das cobras teriam tido pernas, que num dado momento passaram a atrapalhar o deslocamento do animal por lugares apertados. Com o desuso as pernas desapareceram e o corpo das cobras passou a não ter apêndices.
3) As girafas, vivendo em uma área de solo seco e quase sem capim, teriam como alimento folhas de árvores de grande porte e de tanto esticarem o pescoço para pegar as folhas, este cresceria e esta característica seria transmitida aos descendentes.

Algumas Experiências que Mostram erros nas Idéias de Lamarck:
a) Um biólogo alemão chamado Weissman, durante várias gerações de casais de ratos, cortava suas caudas e os colocava juntos para reproduzirem-se e observar seus descendentes. Verificou que os descendentes sempre nasciam com cauda.
b) O ritual da circuncisão é realizado entre os judeus para retirada do prepúcio, mostrando que a característica anatômica não se alterou ao longo do tempo.

Teoria da Evolução de Darwin - Darwinismo

Charles Darwin nasceu em 1809 e em 1831, como naturalista, embarcou no navio Beagle a serviço da Inglaterra, numa viagem de mapeamento e pesquisas ao redor do mundo que durou 5 anos. Nas várias paradas que foram realizadas Darwin fazia o levantamento da flora e da fauna do local e também coletava espécies para seus estudos. Uma de suas paradas foi num conjunto de ilhas do oceano Pacífico chamadas Galápagos, devido à presença de um grande número de tartarugas gigantes. Verificou que cada ilha apresentava uma fauna característica, principalmente em relação a pássaros, tartarugas e lagartos.
Os pássaros eram bastante semelhantes entre si, porém com formas de bicos diferentes. Observou que a forma de bico, em cada ilha, dependia do tipo de alimento disponível e que o ambiente teria exercido pressões, alterando as populações isoladas nas ilhas.
Nas ilhas com alimento de material mole, como frutos e brotos vegetais, predominavam pássaros com bicos pequenos e delicados; e nas ilhas que tinham sementes como alimento disponível, predominavam pássaros com bicos grandes e maciços.
Darwin conseguiu apresentar um mecanismo coerente para explicar a modificação das espécies, que chamou de seleção natural.
Pensou em seleção natural pela primeira vez em 1838, depois de ler um ensaio sobre o princípio da população de Malthus, que de modo geral dizia que a produção de alimentos acontece numa proporção aritmética e as populações crescem numa proporção geométrica.
Darwin propõe que:
- Ocorre uma grande mortalidade nas populações naturais, por exemplo, se todos girinos, ratos e baratas sobrevivessem em todas proles das várias gerações, o mundo estaria recoberto por estes organismos.
Com a morte de um grande número destes indivíduos as populações mantêm-se constantes. Sempre existiram indivíduos mais aptos a sobreviver que outros.
Se o ambiente permanecer constante, as espécies também permanecem. Se o ambiente mudar, o tipo que era adaptado pode deixar de sê-lo e pode ser que novos indivíduos da população passem a ser melhor adaptados ao novo ambiente. Em próximas gerações serão a maioria e a espécie terá se modificado. Se a modificação do ambiente for tal que nenhum indivíduo sobreviva, a espécie entrará em extinção.
Darwin observou a variabilidade de características entre os organismos.
Em relação ao exemplo do tamanho do pescoço das girafas, Darwin propôs que as girafas de pescoço longo apresentavam maior chance de sobrevivência e de deixar descendestes em relação às de pescoço curto. Após várias gerações existirão variações no tamanho do pescoço , mas com o tamanho médio do pescoço maior que o dos ancestrais.
O ambiente atua de diferentes formas sobre os organismos (salinidade, pH, temperatura, umidade, doenças, parasitismo, predação). Esta atuação do ambiente é a seleção natural.
Aqueles organismos que apresentam características que permitem melhor adaptação ao ambiente, possuem maiores chances de chegar à fase adulta e deixar descendentes. qualquer variação que aumenta a adaptação do organismo ao ambiente tende a ser preservada, enquanto as que diminuem a adaptabilidade dos organismos tendem a ser eliminadas.

Seleção Artificial

É a seleção realizada pelo homem, que dá chances de sobrevivência a tipos que seriam eliminados pela seleção natural.
Pode-se escolher entre grupos de indivíduos aqueles que apresentam certas características e colocá-los para reproduzirem-se.
Dificilmente encontram-se espécies domésticas semelhantes dos indivíduos no ambiente selvagem como acontece com: cachorros, galinhas, porcos, cavalos e pombos.


Lamarckismo

Admite que as mudanças dos caracteres em uma espécie são determinadas pelo esforço próprio do indivíduo em resposta a pressões do embiente, sendo passadas à prole, constituindo o principal fator evolutivo.








a) Lei do uso e desuso ( se usar uma determinada parte do corpo há uma hipertrofia se não há uma atrofia)

b) Lei da herança dos caracteres adquiridos ( as características adquiridas são passadas as gerações seguintes)



Darwinismo
Admite que as variações dos caracteres em uma espécie é conseqüência da seleção das formas mais aptas à sobrevivência (seleção natural).







Observe que em A,inicialmente as girafas têm pescoço curto e de "tanto usarem" desenvolveram pescoço longo  e  herdaram para seus descendentes (Lamarckismo).Na imagem B,nota-se que as girafas mais adaptadas a sobreviver são as de pescoço longo ,logo,as de pescoço curto não competem igualmente e morrem havendo assim a escolha da natureza pela espécie mais adaptada (Darwinismo/seleção natural).








EUTROFIZAÇÃO (EUTROFICAÇÃO)




A eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.

Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).
Durante esse processo, a quantidade excessiva de minerais (fosfato e nitrato) induz a multiplicação de micro-organismos (as algas) que habitam a superfície da água, formando uma camada densa, impedindo a penetração da luminosidade. Esse fato implica na redução da taxa fotossintética nas camadas inferiores, ocasionando o déficit de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos), que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio.
Aumento de matéria orgânica gera multiplicação de algas

Em consequência, o número de agentes decompositores também se eleva (bactérias anaeróbias facultativas), atuando na degradação da matéria morta, liberando toxinas que agravam ainda mais a situação dos ambientes afetados, comprometendo toda a cadeia alimentar, além de alterar a qualidade da água, também imprópria ao consumo humano.



Algas que se multiplicaram


Lago eutrofizado

EUTROFIZAÇÃO (EUTROFICAÇÃO)


A eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.

Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).

Durante esse processo, a quantidade excessiva de minerais (fosfato e nitrato) induz a multiplicação de micro-organismos (as algas) que habitam a superfície da água, formando uma camada densa, impedindo a penetração da luminosidade. Esse fato implica na redução da taxa fotossintética nas camadas inferiores, ocasionando o déficit de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos), que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio.

Em consequência, o número de agentes decompositores também se eleva (bactérias anaeróbias facultativas), atuando na degradação da matéria morta, liberando toxinas que agravam ainda mais a situação dos ambientes afetados, comprometendo toda a cadeia alimentar, além de alterar a qualidade da água, também imprópria ao consumo humano.

QUESTÕES DO ENEM

1) . (ENEM) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável
 para a diminuição dos gases causadores     do      aquecimento global?

a) Óleo diesel.
b) Gasolina.
c) Carvão mineral.
d) Gás natural.
e) Vento.

2) (ENEM) A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retirada no solo.
A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a)

a) aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida.

b) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água.

c) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que água não seja absorvida.

d) aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la.

e) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la. 


3) A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra em regiões de clima árido e semi-árido.Esse problema pode ser provocado por vários fatores, exceto:

a) Aquecimento global
b) Pecuária de grande porte
c) Reflorestamento
d) Ação antrópica
e) Má utilização do solo



OK PESSOAL,MAIS QUESTÕES ESTILO ENEM E LEMBREM DE LER O MATERIAL DE ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE SOBRE EUTROFICAÇÃO (EUTROFIZAÇÃO).

GABARITOS DENTRO DE ALGUNS DIAS,TENTEM,ABRAÇÃO E BONS ESTUDOS!!!




                                     



terça-feira, 5 de julho de 2011

JÁ CAÍRAM NA UPE!!!!!! APROVEITEM!!!!


(UPE 2006) Na coluna I, constam alguns tecidos constituintes do corpo dos animais, e, na coluna II, estão listadas algumas de suas características. Estabeleça a correta associação entre as colunas.

I
II
(1)
Tecido cartilaginoso
(a)    
Caracteriza-se por ser um tecido rígido, especializado na sustentação do organismo, no suporte de partes moles e na proteção de órgãos vitais. É constituído por células denominadas de osteócitos, osteoblastos e osteoclastos e por uma matriz calcificada.
(2)
Tecido conjuntivo
(b)
  Caracteriza-se por  ser um tecido maleável, constituído por uma substância intercelular denominada de matriz e por poucas células denominadas de condrócitos e condroblastos.
(3)
Tecido sanguíneo
( c)
  Caracteriza-se por apresentar riqueza de tipos celulares, como os fibroblastos e os macrófagos, e abundante material intercelular.
(4)
Tecido ósseo
(d)
    Caracteriza-se por apresentar uma parte líquida, o plasma, e uma parte sólida, os elementos figurados: hemácias, leucócitos e plaquetas. Sua principal função é de transportar substâncias pelo corpo.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta.

A) 1b / 2c / 3d / 4a.
B) 1a / 2b / 3d / 4c.
C) 1c / 2a / 3b / 4d.
D) 1d / 2b / 3a / 4c.
E) 1c / 2d / 3a / 4b

.(UPE 2006 )A mitose é um processo contínuo de divisão celular, que permite a renovação e a formação de novas células. Associe as figuras dessa divisão às suas respectivas características e a cada fase do ciclo mitótico.
 A-        Os cromossomos estão alinhados na região equatorial da célula e presos às fibras do fuso pelos centrômeros.
         B-  As fibras do fuso começam a encurtar e, como conseqüência, cada lote de cromossomos irmãos são puxados para os pólos opostos da célula
      C-    Os cromossomos iniciam o processo de desespiralação, e os nucléolos reaparecem nos novos núcleos celulares formados.
         D-    Os cromossomos se condensam, e, em torno do núcleo, organiza-se um conjunto de fibras originadas a partir dos centrossomos, constituindo o fuso mitótico.

            I - prófase                                             II - metáfase                                                III - anáfase                          IV - telófase

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.

A)  D-I.                    B)  B-IV.                 C)  A-II.                  D)  C-III.                    E) C-II.

.(UPE 2006) A Organização Mundial de Saúde - OMS recomenda o consumo mínimo diário de 400g de frutas e vegetais, com aumento do consumo de alimentos ricos em fibras, nozes e assemelhados. Analise as afirmativas referentes ao padrão alimentar humano.


I
II






0
0

As vitaminas presentes nos vegetais são requeridas,
 em grande 
quantidade, para o consumo humano, 
como a vitamina A, cuja carência provoca 
anemia perniciosa e cegueira noturna.




1
1

Verduras e frutas são ricas em potássio, que, 
além de participar dos processos
 de contração muscular e de transmissão de
 impulsos nervosos, também 
contribui para a manutenção do equilíbrio hídrico do organismo.




2
2

Apesar de muito importante como matéria-prima para
 produção de hormônios
 esteróides, a ingestão de colesterol em excesso
 pode trazer prejuízos à saúde
 do homem. Essa problemática está associada ao consumo
 de alimentos de
 origem animal, pois as plantas não produzem colesterol.




3
3

As fibras vegetais ricas em monossacarídeos, como a celulose, 
não têm propriedade 
 nutritiva para o organismo humano, porque este é incapaz de digeri-las, mas 
 elas têm importância na estimulação
 do funcionamento intestinal, 
evitando “prisão de ventre” e até câncer intestinal.




4
4

Grãos e cereais, como soja, feijão e arroz integral, são alimentos
 ricos
 em proteínas, que,
 ao serem digeridas na boca e no estômago por
 enzimas específicas, fornecem aminoácidos 
essenciais ao metabolismo humano.


CURTAM E APROVEITEM!!!!!!!!






GABARITOS


1) A


2) C


3) F ( ANEMIA PERNICIOSA É CARÊNCIA DE VIT.B12 E FERRO)
      V (O POTÁSSIO DA BANANA É IMPORTANTE PARA OS MÚSCULOS-CÃIMBRA E FAZ PARTE DA BOMBA DE Na e K do sistema nervoso)
     v (o colesterol vem somente dos animais)
    F (CUIDADO!!!! TODA A QUESTÃO ESTÁ CORRETA EXCETO  PELO FATO DE AFIRMAR QUE A CELULOSE É MONOSSACARÍDEO E ELA É UM POLISSACARÍDEO).
   F ( PROTEÍNAS SÃO DIGERIDAS NO ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO E NÃO NA BOCA COMO FOI DITO).


ABRAÇO A TODOS E CONTINUEM NA CAMINHADA...ABRAÇO