Blog de Biologia

quinta-feira, 19 de maio de 2011

UPE



UPE destina o dobro de vagas para o Sistema Seriado de Avaliação

Publicado em 29.06.2011, às 10h24

Do NE10Com informações de Isabelle Figueirôa, direto da UPE
Para reitor da UPE, aumento de vagas no SSA busca fortalecer a Educação Básica no Estado
Para reitor da UPE, aumento de vagas no SSA busca fortalecer a Educação Básica no Estado
Foto: Isabelle Figueirôa/NE10
ATUALIZADA ÀS 12H50
O Vestibular 2012 da Universidade de Pernambuco (UPE), assim como no concurso anterior, vai oferecer aos candidatos 3.580 vagas em 44 cursos de graduação. Desse total, 2.864 vagas serão destinadas aos candidatos que passam pela avaliação tradicional e as outras 716 vão ser disputadas pelos candidatos do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). No entanto, os feras que ingressarem no SSA neste ano serão beneficiados com o dobro de vagas em 2014, quando realizarem a terceira fase do seriado. Esta é uma das principais novidades anunciadas, na manhã desta quarta-feira (29), pela Comissão de Vestibular da UPE.
A ampliação, porém, não contemplará os alunos que já iniciaram o processo seletivo, apenas os que estiverem iniciando nesta edição. O reitor da UPE, Carlos Calado, acrescenta outras novidades para a seleção. "Modernizamos o processo de informatização para interagir mais com o jovem através de correio eletrônico e redes sociais", disse. O reitor garante que os locais de prova serão mais perto do endereço do fera, já que todos farão a mesma prova, independente do curso. [Veja entrevista com o reitor Carlos Calado sobre as novidades do Vestibular 2012 da UPE e a relação com o Enem]
As inscrições para o Vestibular 2012 da UPE só poderão ser feitas pela internet, acessando o www.upe.br/processodeingresso e clicando no link Vestibular 2012. Os interessados terão o período de 1º a 30 de agosto para preencher os dados e efetuar a inscrição. A taxa este ano será de R$ 110 e o prazo final para o pagamento do boleto é 2 de setembro.

EDUCAÇÃO

:56:04

VESTIBULAR // NOVIDADES

UPE reformula o vestibular a partir deste ano

Publicado em 08.06.2011, às 08h10

Margarida AzevedoDo Jornal do Commercio
O vestibular deste ano da Universidade de Pernambuco (UPE) terá novidades. Os candidatos farão provas iguais de cada disciplina, independentemente do curso em que estão concorrendo vaga. O fera de medicina, por exemplo, terá a mesma prova de biologia que o colega de administração. O que vai diferenciar, na hora da correção dos testes, é o peso de cada matéria.

Outra mudança será a aplicação de conteúdo único para os vestibulares tradicional e seriado. Os assuntos que cairão nas provas serão os mesmos nas duas seleções, com a diferença que no seriado virão distribuídos em três anos.

O desvio padrão, instrumento usado no cálculo da média, deixa de existir. Aplicado há cerca de 20 anos no vestibular da UPE, o desvio leva em conta o desempenho do grupo e compara o resultado do estudante com os demais concorrentes. O vestibulando não conseguia calcular sua média sozinho pois não sabia qual era esse desvio. A partir de agora, fica mais fácil, pois valerá seu real desempenho. Ele não vai depender da universidade para saber sua nota. Basta somar os acertos e atribuir os pesos.

"Essas são algumas das mudanças. Anunciaremos outras novidades ainda este mês. Tudo foi pensado para qualificar o processo seletivo e beneficiar os estudantes. Iniciamos os debates no final do ano passado e envolvemos representantes dos sindicatos das escolas particulares e públicas e da Secretaria Estadual de Educação", ressalta a presidente da Comissão do Vestibular e pró-reitora de graduação da UPE, Izabel Avelar.
Leia a matéria completa no Jornal do Commercio desta quarta-feira (8)
Conteúdo programático 
BIOLOGIA
BIOLOGIA
1. BIOQUÍMICA - 1.1 Água e os seres vivos �� estrutura e importância da água para a vida. 1.2
Glicídios �� Classificação e importância dos glicídios 1.3 Lipídios �� Classificação e importância
dos lipídios. 1.4 Proteínas �� composição molecular, arquitetura e função das proteínas. 1.5
Vitaminas - principais vitaminas e suas fontes naturais e avitaminoses. 1.6 Ácidos nucléicos -
tipos de ácidos nucléicos: DNA e RNA, componentes e estruturas dos ácidos nucléicos. 2.
ORIGEM DA VIDA - 2.1 Abiogênese e Biogênese. 2.2 Hipóteses autotrófica e heterotrófica. 3.
CITOLOGIA - 3.1 Célula procariota e eucariota. 3.2 Membranas e envoltórios externos à
membrana plasmática. 3.3 Permeabilidade celular. 3.4 Endocitose e exocitose. 3.5 Organelas:
organização estrutural e funcional. 3.6 Metabolismo energético: fotossíntese, respiração e
fermentação. 3.7 Núcleo celular. 3.8 Processo mitótico e meiótico. 3.9 Metabolismo de controle
gênico celular: Replicação, Transcrição, Código Genético e Tradução. 4. REPRODUÇÃO E
EMBRIOLOGIA ANIMAL - 4.1 Reprodução Assexuada e Sexuada. 4.2 Fecundação. 4.3
Segmentação, blastulação, gastrulação e organogênese. 5. HISTOLOGIA - 5.1 Tecidos
animais - tecidos epiteliais, tecidos conjuntivos propriamente ditos e de sustentação e
transporte, tecidos musculares e tecido nervoso. 6. TAXONOMIA - 6.1 Sistemas de
classificação biológica. 6.2 Regras de nomenclatura. 6.3 Os reinos biológicos: características
gerais e importância. 7. VÍRUS, BACTÉRIAS, PROTOZOÁRIOS E FUNGOS - 7.1 Reprodução
de vírus, bactérias e protozoários. 7.2 Higiene e Saúde I: 7.2.1 Imunidade. 7.2.2 Viroses:
principais viroses humanas. 7.2.3 Bacterioses: principais doenças humanas causadas por
bactérias. 7.2.4 Agente causal, modo de transmissão, sintomatologia e profilaxia das
bacterioses. 7.2.5 Principais parasitoses ocorrentes no Brasil: ciclos evolutivos de protozoários
causadores de parasitoses. 7.2.6 Agente causal, modo de transmissão, sintomatologia e
profilaxia das parasitoses. 8. BOTÂNICA - 8.1 Características gerais dos grandes grupos
atuais. 8.2 Evolução da reprodução nos grupos vegetais. 8.3 Tecidos vegetais - meristemas
primários e secundários; fundamental, parênquima, esclerênquima e colênquima; vascular,
xilema e floema; dérmico, epiderme e periderme. 8.4 Morfologia vegetal. 9. ZOOLOGIA - 9.1
Principais filos animais e suas características gerais. 9.2 Higiene e Saúde II: 9.2.1 Principais
parasitoses ocorrentes no Brasil: ciclos evolutivos de vermes causadores de parasitoses.
Agente causal, modo de transmissão, sintomatologia e profilaxia das parasitoses. 10.
FUNÇÕES VITAIS NOS ANIMAIS - 10.1 Nutrição e digestão. 10.2 Circulação e transporte.
10.3 Respiração. 10.4 Excreção. 10.5 Sistemas de proteção, sustentação e locomoção. 10.6
Sistemas integradores e regulação funcional. 10.7 Os sentidos. 11. ASPECTOS SOCIAIS DA
BIOLOGIA - doenças sexualmente transmissíveis, uso indevido de drogas, gravidez na
adolescência, obesidade. 12. GENÉTICA BÁSICA - 12.1 Hereditariedade e diversidade da
vida: padrões mendelianos e não-mendelianos, interação gênica, alelos múltiplos, penetrância
e expressividade. 12.2 Ligações gênicas, recombinação e mapas genéticos. 12.3 Herança e
determinação do sexo e cromossomos sexuais. 12.4 Mutações gênicas e alterações
cromossômicas. 13. GENÉTICA MODERNA - SUAS APLICAÇÕES E ASPECTOS ÉTICOS -
13.1 Noções de célula tronco. 13.2 Clonagem. 13.3 Tecnologia do DNA recombinante. 13.4
Genoma humano. 14. EVOLUÇÃO - 14.1 Teorias evolutivas. 14.2 Evidências da evolução.
14.3 Formação e evolução das espécies. 14.4 Fatores evolutivos. 14.5 Seleção artificial e seu
impacto ambiental e populacional. 14.6 Noções de probabilidade e genética de populações. 15.
ECOLOGIA - 15.1 Ecossistemas e seus componentes. 15.2 Dinâmica de populações. 15.3
Ciclos biogeoquímicos. 15.4 Biociclos: terrestre, de água doce e marinho. 15.5 Relações entre
os seres vivos. 15.6 Sucessão ecológica e Biomas. 15.7 Conservação da Biodiversidade. 15.8
Problemas ambientais: mudanças climáticas; desmatamento; erosão; introdução de espécies
exóticas; poluição da água, do solo e do ar.









Ano que vem...quem sabe...


UPE estuda adotar o Enem

Inclusão do exame na seleção será definida em outubro. Anúncio foi feito durante apresentação de mudanças no vestibular

Publicado em 30/06/2011, às 07h41

Margarida Azevedo

A Universidade de Pernambuco (UPE) decidirá no dia 31 de outubro se adotará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu vestibular tradicional. A decisão será tomada pelos Conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão. Caso a instituição aprove a inclusão da avaliação em seu processo seletivo, a novidade só será implantada em 2012 ou 2013, ou seja, não vai interferir no concurso deste ano. O reitor da UPE, Carlos Calado, defenderá a adoção do exame no vestibular. Ele falou sobre o assunto quinta-feira (29), durante lançamento das novidades no vestibular, no Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho, Olinda, Grande Recife.
"Não podemos dar às costas a uma boa proposta. Inicialmente, o Enem apresentou dificuldades, mas conceitualmente é muito bom. Eu vou defender a adoção do exame no nosso vestibular. Mas ressalto que não é uma decisão que cabe apenas ao reitor, mas ao colegiado que integra os dois conselhos superiores da universidade", destacou Carlos Calado. Ele afirmou gostar do modelo aplicado no vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no qual o Enem é usado parcialmente, ao substituir a primeira fase do concurso. A segunda etapa é realizada pela Federal.


As reuniões dos dois conselhos ocorrem sempre no último dia útil de cada mês. Até 31 de outubro, uma comissão presidida pelo vice-reitor, Rivaldo Mendes Albuquerque, vai produzir um relatório técnico para subsidiar as discussões nos dois conselhos. Participarão do grupo os três reitores acadêmicos (Izabel Avelar, de graduação, Viviane Colares, de pós-graduação, e Gilberto Alves, de extensão e cultura) e a coordenadora da comissão de avaliação, Tercina Lustosa.
"Não dá mais para adiar. A UPE precisa decidir se adotará ou não o Enem, seja no próximo ano ou em 2013", observou o reitor. Além dele e do vice-reitor, compõem o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão os pró-reitores e representantes de docentes, servidores e alunos. A formação do Conselho Universitário é parecida, com o acréscimo da participação dos diretores das unidades de educação e saúde e membros da sociedade.

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