Blog de Biologia

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sabe a diferença entre Linfócitos T e linfócitos B ?

Os linfócitos B
são células do sistema imune formadas a partir das células mães (estaminais) localizada na medula óssea. Essas células têm um importante papel na imunidade humoral e são essenciais componentes do Sistema imune adaptativo. A principal função das células B é a produção de imunoglobulinas (anticorpos). Após ativação, esses linfócitos podem sofrer diferenciação em plasmócitos ou células B de memória.
Os plasmócitos são grandes células B que foram expostas ao antígeno e produzem e secretam grandes quantidades de anticorpos, que ajudam na destruição dos microorganismos ligando-se a elas e tornando-os alvo para fagócitos e ativando o sistema imune complemetar.As células B de memória são formadas através da ativação de células B no encontro com antígeno específico durante a resposta imune primária. Estas células são capazes de uma vida longa, e podem responder rapidamente a uma segunda exposição ao mesmo antígeno.

LINFÓCITOS T
Já os Linfócitos T são células do sistema imune formadas a partir das células mães (estaminais) localizada na medula óssea e que depois migram para o timo, onde se dividem e amadurecem. Depois de maduros, esses linfócitos abandonam o timo e entram no sistema linfático, onde funcionam como parte do sistema imunitário de vigilância.
O Linfócito T tem a função de coordenar as defesas imunológicas  contra vírus, bactérias e fungos, principalmente através da produção e liberação de substâncias chamadas citocinas. Na Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS), sua destruição pelo vírus HIV dá início à deficiência imunológica.O Linfócito T citotóxico é um importante leucócito que ataca células que se tornam anormais, geralmente tumorais ou infectadas por vírus.

9 comentários: