Blog de Biologia

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

REVISÃO ENEM BIOLOGIA PARTE 2


AINDA DÁ TEMPO!!!!



1) O agreste pernambucano apresenta um pólo muito importante para economia formal e informal: a confecção do jeans, principalmente em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe ajudando a muitas famílias tirar seu sustento. A crescente industrialização de jeans nessas regiões também acarreta a produção de resíduos líquidos e sólidos que passam em algumas empresas por um processo de filtração e liberada visivelmente incolor de volta para a bacia do Rio Capibaribe. Meses depois, uma fiscalização do CPRH realizando uma vistoria verificou um boom de algas aquáticas nas bordas e margens do rio onde a água é devolvida. O biólogo que estava responsável registrou em seu relatório que:


a) Houve um crescimento exagerado de algas, pois a água eliminada era pura.
b) As algas surgiram como invasoras trazidas pela água da empresa pois carregava as suas sementes.
c) O resultado da filtração é ideal, logo a água devolvida está potável facilitando o desenvolvimento das algas.
d) A presença de uma superpopulação se dá quando na água há minerais e matéria orgânica ocasionando a eutroficação.
e) As algas crescem, pois não têm predadores necessários e por isso ocorre uma superpopulação.







2) A África é considerada o berço da civilização do mundo. A migração desses povos que até a certo tempo eram denominados juntamente com Europa e Ásia como o VELHO MUNDO. As diferenças genéticas da espécie humana refletem nas diversas aparências ou fenótipos observadas nos brancos,negros,índios e orientais.Essas diferentes silhuetas demonstram um processo natural denominado de especiação.


Quanto a este processo podemos considerar como sentença verdadeira.



a) Quanto mais próximos geograficamente os indivíduos e reprodutivamente, maior é a variabilidade genética.
b) O casamento co-sanguíneo, muito comum nos grupos isolados populacionais gera uma estabilidade gênica, diminuindo a possibilidade de alterações genéticas.
c) Os diferentes fenótipos surgiram pelo isolamento geográfico e reprodutivo.
d) As barreiras geográficas são empecilhos à especiação.
e) Segundo teorias, a reprodução sexuada é o fator da redução de novas espécies e diferentes formas de seres.





3)Um agricultor fez aplicação de defensivos agrícolas em sua
plantação, o que afetou organismo de diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar.

De acordo com a figura, marque a alternativa que apresenta o organismo com maior concentração de pesticida:



alternativa que apresenta o organismo com maior concentração de pesticida:

a) gafanhoto    b) planta  c) gavião  d) sapo  e) cobra




4) arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retirada no solo.

A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a)

a) aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida.
b) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água.
c) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que água não seja absorvida.
d) aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la.
e) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la.

5) A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra em regiões de clima árido e semi-árido. Esse problema pode ser provocado por vários fatores, exceto:

a) Aquecimento global
b) Pecuária de grande porte
c) Reflorestamento
d) Ação antrópica
e) Má utilização do solo

6) Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água.

A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:

a) as substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento de diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
b) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
c) a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.
d) o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em curso d’água, solo e vegetação.
e) o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos.

7)  Leia as alternativas e assinale a correta:

I. Em mamíferos, cromossomos homólogos contêm a mesma seqüência linear de genes, sendo exceção a essa regra os cromossomos sexuais X e Y.

II. Toda a informação genética necessária para formar um organismo completo está contida em seqüências de timinas, adeninas, citosinas e guaninas arranjadas em diferentes combinações.

III. A informação genética pode ser passada de uma geração para outra, de pais para filhos; porém, não pode ser passada, em um mesmo indivíduo, de uma célula a outra.

IV. Em uma célula eucariótica animal, todas as moléculas de RNA, com exceção do RNA mitocondrial, têm sua origem no núcleo.

V. Numa proteína com 500 aminoácidos, o RNA mensageiro que saiu do núcleo continha 1500 códons e a seqüência que serviu de molde para a transcrição possuía 3000 nucleotídeos.

Estão corretas:
a) I, II e III.
b) I, II e IV.
c) II, III e IV.
d) II, III e V.
e) III, IV e V.

8) A raflésia é uma planta asiática que não possui clorofila e apresenta a maior flor conhecida, chegando a 1,5 metro de diâmetro. O caule e a raiz, no entanto, são muito pequenos e ficam ocultos no interior de outra planta em que a raflésia se instala, absorvendo a água e os nutrientes de que necessita. Quando suas flores se abrem, exalam um forte odor de carne em decomposição, que atrai muitas moscas em busca de alimento. As moscas, ao detectarem o engano, saem da flor, mas logo pousam em outra, transportando e depositando no estigma desta os grãos de pólen trazidos da primeira flor.



O texto descreve duas interações biológicas e um processo, que podem ser identificados, respectivamente, como
a) inquilinismo, mutualismo e polinização.
b) inquilinismo, comensalismo e fecundação.
c) parasitismo, mutualismo e polinização.
d) parasitismo, comensalismo e fecundação.
e) parasitismo, comensalismo e polinização.


9) Sobre a clonagem de seres e a criação de organismos geneticamente modificados (transgênicos), considere as quatro afirmações seguintes.


I. A clonagem de organismos tem se voltado mais para os animais porque, com relação às plantas, ela já é conhecida e utilizada há certo tempo, inclusive na agricultura.
II. Tanto nos clones quanto nos transgênicos, a crítica recai sobre o fato de que não se sabe se os genes introduzidos irão se expressar exatamente como no organismo doador ou se irão ativar também alguns genes inativos do genoma do organismo receptor.
III. Ecologicamente, em uma cadeia alimentar, a existência de clones apenas aumenta o número de representantes de um determinado nível trófico. No caso dos transgênicos, pode haver também alteração de posições e de elementos na cadeia.
IV. Um grande inconveniente entre a clonagem e a produção de transgênicos é que ambas não permitem sobreposição, ou seja, não foi possível, até o momento, criar um clone transgênico.

Estão corretas:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV.


10) As sumaúmas, grandes árvores da floresta amazônica que atingem até 60 metros de altura, possuem 95% de sua massa seca (o "peso seco") correspondente à matéria orgânica de seus tecidos. Toda essa matéria proveio basicamente de
a) nutrientes e água do solo.
b) nutrientes inorgânicos do solo e matéria orgânica decomposta.
c) matéria orgânica de folhas decompostas no solo da mata.
d) ar atmosférico e nutrientes do solo.
e) ar atmosférico e água do solo.

11) A presença de material genético constituído por uma única molécula de DNA permite a rápida reprodução dos indivíduos. O desenvolvimento de formas de resistência garante a sobrevivência desses organismos, mesmo em condições muito adversas.
As características citadas referem-se exclusivamente a
a) bactérias.
b) fungos.
c) protozoários.
d) bactérias e fungos.
e) fungos e protozoários.

12) Nos exames para teste de paternidade, o DNA, quando extraído do sangue, é obtido
a) das hemácias e dos leucócitos, mas não do plasma.
b) das hemácias, dos leucócitos e do plasma.
c) das hemácias, o principal componente do sangue.
d) dos leucócitos, principais células de defesa do sangue.
e) dos leucócitos e das globulinas, mas não das hemácias.

13) A respeito das diferentes formas de aplicação da biotecnologia, marque a alternativa incorreta:

a) na biorremediação são utilizados microrganismos para limpar áreas ambientais contaminadas por poluentes.
b) as enzimas de restrição são utilizadas para cortar moléculas de DNA em pontos específicos.
c) o melhoramento genético é utilizado na obtenção de organismos com características úteis.
d) a biotecnologia é um conjunto de técnicas que envolvem a manipulação de organismos vivos para a obtenção ou modificação de produtos específicos.
e) a aplicação da biotecnologia possui destaque apenas na agricultura e na produção de medicamentos.

14) Em cajus, o gene que determina a cor vermelha do pseudocarpo é dominante sobre o que determina a cor amarela. Do cruzamento entre cajueiros heterozigotos, obtiveram-se 80 novas plantas. O número de plantas com cajus com fenótipo vermelho

a) 20   b) 40   c) 45   d) 60   e) 75


15) Numa certa espécie de inseto a presença de asas é condicionada por um gene autossômico (gene que não participa da definição de sexo) dominante A, sendo que o recessivo a, quando em dose dupla, determina a ausência de asas. Do cruzamento de uma fêmea com asas, cujo pai não tinha asas, com um macho sem asas, nascem 800 descendentes. Os machos sem asas serão então em número e porcentagem respectivamente:

a) 400 e 25%    b) 400 e 50%   c) 200 e 50%                d) 200 e 25%            e)   250 e 20%


16) . – Um homem de sangue tipo A é casado com uma mulher cujo sangue é B. O primeiro descendente do casal tem sangue O. Qual a probabilidade de uma segunda criança desse casal tenha um tipo de sangue do tipo B?

a) 25%  b) 50%  c) 75%   d) 100%  e) 0

17) Considere as quatro afirmações seguintes.

I. As mutações são alterações que ocorrem nos organismos sempre que o ambiente se torna desfavorável.
II. A seleção natural privilegia características determinadas por genes dominantes.
III. As migrações e as modificações ambientais são fatores que alteram as freqüências genéticas das populações.
IV. A recombinação genética amplia a variabilidade existente em uma população de reprodução sexuada.

Das afirmações apresentadas, são corretas:
a) I e III.
b) I e IV.
c) II e III.
d) II e IV.
e) III e IV.

18) Uma certa espécie de anfíbio consegue sobreviver em locais entre 18°C e 30°C de temperatura ambiente (1). A temperatura média variando entre 20°C e 30°C presente em algumas matas litorâneas do Sudeste brasileiro torna o ambiente ideal para essa espécie viver (2). Esse anfíbio alimenta-se de pequenos invertebrados, principalmente insetos, que se reproduzem nas pequenas lagoas e poças d água abundantes no interior dessas matas (3).

No texto, as informações 1, 2 e 3, referentes a essa espécie, relacionam-se, respectivamente, a
a) habitat, habitat, nicho ecológico.
b) habitat, nicho ecológico, nicho ecológico.
c) habitat, nicho ecológico, habitat.
d) nicho ecológico, habitat, habitat.
e) nicho ecológico, habitat, nicho ecológico.


BONS ESTUDOS! FIQUEM COM DEUS!

2 comentários:

  1. 1)D- EUTROFICAÇÃO OU EUTROFIZAÇÃO ,OCORRE QUANDO HÁ ABUNDÂNCIA DE MATÉRIA ORGÂNICA E SAIS GERANDO UM "BOOM' DE ESPÉCIES COMO PLANTAS E BACTÉRIAS EM DETRIMENTO DAS OUTRAS QUE SOFREM PARA CONSEGUIR ALIMENTO E OXIGÊNIO POR EXEMPLO.

    2) C- ISOLAMENTO GEOGRÁFICO E REPRODUTIVO GERAM ESPECIAÇÃO,CASAMENTO DE PESSOAS DE PARENTESCO PRÓXIMO PODE POTENCIALIZAR GENES QUE AMBOS TENHAM PARA UMA DEFICIÊNCIA OU DOENÇA.

    3) C- BIOACUMULAÇÃO OU MAGNIFICAÇÃO TRÓFICA ou BIOAMPLIAÇÃO é um processo que acontece principalmente quando um tóxico ( metal pesado,DDT) SÃO PASSADOS PELA CADEIA ALIMENTAR,onde o último consumidor acumula em seus tecidos a maior quantidade.

    4) A- SECA FISIOLÓGICA,A SALINIDADE D0 SOLO AUMENTA E A PLANTA PERDE ÁGUA PARA A SOLUÃO DO SOLO.

    5) C- PECUÁRIA DEIXA O SOLO COMPACTO DEVIDO AO PESO.

    6) D- Os E-RESÍDUOS OU ELETRÕNICOS RESÍDUOS

    7) C-Um CÓDON TEM TRÊS BASES E 1 CÓDON É CORRESPONDENTE A 1 AMINOÁCIDO (AA) LOGO SE DIZ QUE SÃO 500 CÓDONS SERIAM 500 AA E NÃO 1500.

    8) E

    9) D- É POSSÍVEL REALIZAR UM TRANSGÊNICO PRIMEIRO E DEPOIS CLONÁ-LO.

    10) C- O solo da Amazônia é pobre e depende da decompsição de matéria orgânica.

    11) A- BACTÉRIAS TEM RÁPIDA REPRODUÇÃO (EXPONENCIAL),DNA ÚNICO E FORMAS DE RESISTÊNCIA.

    12) D- LEUCÓCITOS TEM NÚCLEO,LOGO TEM DNA,HEMÁCIAS NOS MAMÍFEROS SÃO ANUCLEADAS.

    13) E- EXISTEM ENDONUCLEASES,PCR( REAÇÃO EM CADEIA DA PLIMERASE)QUE AUMENTA A QUANTIDADE DE DNA NUM CASO DE RECONHECIMENTO DO CORPO.

    14) D- Aa X Aa VAI GERAR: AA, Aa,Aa E aa LOGO 3/4 DE CHANCE OU 75%,ENTÃO :

    75% DE 80 = 60.

    15) D- CHANCE DE SER MACHO = 1/2
    CHANCE DE SER SEM ASA = 1/2

    REGRA DO "E" = MULTIPLICAÇÃO DAS POSSIBILIDADES

    1/2 X 1/2 = 1/4 = 25 % LOGO: 25% DE 800 = 200


    16) A - IAi x IBi

    IAi, IBi,IAIB,ii logo :1/4 = 25 %


    17) E-REPRODUÇÃO SEXUADA DEPENDE DE GAMETAS UNIDOS COM MATERIAL GENÉTICO DIFERENTE,PRESENÇA DE CROSSING-OVER NA MEIOSE PARA FORMAR GAMETAS.

    18) E- NICHO (ATIVIDADES E DIA-A-DIA DA ESPÉCIE) ,HABITAT(LOCAL MAIS PROVÁVEL DE ACHAR A ESPÉCIE)

    ResponderExcluir
  2. Valeu professor, deu pra revisar a aula que faltei e ainda acertar 15 questões (:

    ResponderExcluir