Blog de Biologia

terça-feira, 28 de junho de 2011

SERÁ QUE FEIJÃO AGORA NÃO PRECISA MAIS DE ARROZ????????














FEIJÃO MAIS FORTE PARA A MERENDA





Os aminoácidos presentes no feijão formam proteínas responsáveis por vários metabolismos. Além de conter o ferro,as proteínas transportam a hemoglobina que carrega o oxigênio no sangue,transferem nutrientes da mãe para o feto,recompõem tecidos e órgãos e promovem a renovação das células danificadas (mitoses).


Os aminoácidos também formam anticorpos,células de defesa do organismo.


O investimento escasso do poder público em uma merenda escolar de qualidade é só parte do lado mais visível da discussão sobre o tema. A engenheira de alimentos Solange de Sousa pôs à prova a polêmica,ao desenvolver uma espécie de revestimento para o feijão comum à base de aminoácidos (componentes da proteínas) essenciais que normalmente não são encontradas no grão.
A solução para recobrir um dos alimentos mais importantes da dieta do brasileiro partiu da combinação de de duas matérias -primas: emulsão de cera de carnaúba e a fécula da mandioca ( frações de amido). Foram adicionados os aminoácidos cisteína e metionina,que ocorrem apenas como traços no feijão,diferentemente do arroz,em que se concentram na medida recomendada para  a ingestão diária.Dessa experiência surgiu um feijão "turbinado",sem a necessidade de ingerir arroz.O feijão apresenta também um outro aminoácido essencial,a lisina,que não ocorre no arroz.A ausência de um aminoácido essencial pode acarretar em sérias complicações e doenças.(Marta Vieira,do Estado de Minas / caderno ciência Diário de Pernambuco,terça-feira,21 de junho de 2011).


(AUTORIA DA QUESTÃO: FILIPE CARTHAGENES)


Quanto ao texto assinale a opção correta:


a) O texto  relata um fato da engenharia de alimentos na qual a pesquisadora dispensa o uso do arroz,pois o feijão comum é um alimento completo.
b) A hemoglobina  é adicionada de lisina que contém no arroz.
c) A presença de ferro no feijão,além de aminoácidos essenciais  são formadores de proteínas.
d) A cisteína e a metionina são muito mais presentes no feijão que no arroz,estimulando a renovação celular.
e) A fécula de mandioca e cera de carnaúba são substâncias que reduzem os níveis de lisina.

3 comentários:

  1. RESPOSTA DAQUI A ALGUNS DIAS... BONS ESTUDOS ABRAÇÃO A TODOS!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. blz!!!!!!!felipe....após ler o texto e conferir a questão, ficarei com a letra ''C'' como alternativa correta!!!!!!!!

    UM ABRAÇO, SILVIO DO ÊXITO PRÉ-VESTIBULAR/Camaragibe

    ResponderExcluir
  3. Ok galera , a resposta é letra C,é isso aí Sílvio abraço

    ResponderExcluir